Coordenadora: Profa. Dra. Lyslei Nascimento
Membro: Raquel Teles Yehezkel
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RAQUEL TELES YEHEZKEL NO
NÚCLEO DE ESTUDOS JUDAICOS DA UFMG
Faculdade
de Letras
Universidade
Federal de Minas Gerais
Belo
Horizonte, maio de 2008.
- INDENTIFICAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS
- Nome: Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ)
- Unidade: Faculdade de Letras
- Área temática escolhida pela aluna: Literatura Brasileira: Identidade e Memória
- Membro desde fevereiro de 2005
- ALUNA E ORIENTADORA
Nome da Aluna:
Raquel Teles Yehezkel
- Matrícula: 2004028801
Nome da Coordenadora:
Lyslei Nascimento
- E-mail: lyslei@ufmg.br
- APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS JUDAICOS (NEJ)
Fundado em 2005 por professores e alunos da Universidade Federal de
Minas Gerais, o NEJ (Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG)
reúne pesquisadores de Literatura, Cinema, História e áreas afins com
o objetivo de promover e reunir pesquisas em Estudos Judaicos na UFMG.
O NEJ é formado pelo "Grupo Interdisciplinar de Estudos
Judaicos/CNPq/2004", coordenado pela Profa. Dra. Lyslei Nascimento
(FALE/UFMG) e pelo Grupo de Pesquisa "Cinema e Holocausto/CNPq/2006",
coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Nazário (EBA/UFMG).
Sediado na Faculdade de Letras da UFMG, o NEJ promove seminários,
cursos e palestras, além de desenvolver projetos patrocinados pelo CNPq, pela
Fapemig e, também, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da
UFMG.
- JUSTIFICATIVA
O Núcleo de Estudos Judaicos da FALE-UFMG tem tido uma atuação
significativa, através de atividades de seus membros, na divulgação da cultura
judaica nas artes brasileiras como a literatura, o cinema, a música e a
pintura. Como membro do NEJ desde 2005, a aluna desenvolveu estudos na linha
temática: “Literatura Brasileira: Identidade e Memória”, participando das
atividades do núcleo, apresentando trabalhos em seminários, na XVI Semana de
Iniciação Científica da UFMG, dentre outros abaixo relacionados.
- REALIZAÇÃO
Os seminários, cursos, debates e palestras ocorrem quinzenalmente, às
quintas-feiras, de 14 às 16h, na Faculdade
de Letras, em sala previamente designada pela coordenação. Há uma pasta na
copiadora da Faculdade de Letras com uma
bibliografia geral e textos específicos que devem ser lidos antes dos encontros
do núcleo.
- CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES EXECUTADAS PELA ALUNA
1. Apresentação
no NEJ do seminário: “Paisagens de Israel: Pedro Nava” (06.03.2006)
2. Participação
na XVI Semana de Iniciação Científica: “De Halmeu a Belo Horizonte: Memória e
Testemunho da Shoah” (01.10.2007 a 05.10.2007)
3. Publicação de resenha na
revista Arquivo
Maaravi: www.ufmg.br/nej/am: “De
Halmeu a Belo Horizonte: um testemunho da Shoah no Brasil (jan.2008)
4. Publicação de resenha no
jornal Estado de Minas, caderno Pensar: “Rede
de Memórias” (12.01.2008)
6. Apresentação
da comunicação: “De
Halmeu a Belo Horizonte: relato de um testemunho da Shoah no Brasil”, no curso
“Memória de la Shoá y los dilemas de su transmisión” da Escola Internacional
para o Estudo do Holocausto em Yad Vashem, Jerusalém, Israel (25.01.2008)
5. Coordenação
do seminário: “De Halmeu a Belo Horizonte: relato de um sobrevivente da Shoah”,
apresentado por Henry Katina (17.04.2008)
6.
Publicação do poema na revista Arquivo Maaravi: www.ufmg.br/nej:
“Ode a Menachen Perry” (abril.2013)
7. Tradução hebraico/português da legenda do documentário "Hertzl", do diretor Cavalcanti, para o Núcleo de Estudos Judaicos, Faculdade de Letras da UFMG, 2005
- SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Sob a orientação da professora, a aluna
escolheu para pesquisa o tema “Literatura Brasileira: Identidade e Memória”,
sobre o qual recebeu indicação de leitura do livro a ser trabalhado e uma
bibliografia específica para a fundamentação teórica dos estudos.
Além dos encontros quinzenas, a aluna
mantém contato frequente com a coordenadora através da internet.
A aluna pôde ser
avaliada pela frequência aos encontros, apresentações e participações em
debates no NEJ, pela divulgação do trabalho na Semana de Iniciação Científica,
e pelas
publicações realizadas.
8. CONCLUSÃO
O Núcleo de Estudos Judaicos da FALE-UFMG
possibilitou à aluna desenvolver pesquisas e participar de grupos de estudos,
debates, seminários, cursos e palestras que contribuíram de modo efetivo para a
sua formação como profissional da área de Letras.
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