terça-feira, 9 de julho de 2013

ATIVIDADES DE RAQUEL TELES YEHEZKEL NO NÚCLEO DE ESTUDOS JUDAICOS DA UFMG (NEJ)




Coordenadora: Profa. Dra. Lyslei Nascimento
Membro: Raquel Teles Yehezkel















RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RAQUEL TELES YEHEZKEL NO
NÚCLEO DE ESTUDOS JUDAICOS DA UFMG


















Faculdade de Letras
Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte, maio de 2008.




  1. INDENTIFICAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS

  • Nome: Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ)
  • Unidade: Faculdade de Letras
  • Área temática escolhida pela aluna: Literatura Brasileira: Identidade e Memória
  • Membro desde fevereiro de 2005

  1. ALUNA E ORIENTADORA

Nome da Aluna: Raquel Teles Yehezkel
  • Matrícula: 2004028801

Nome da Coordenadora: Lyslei Nascimento

  • E-mail: lyslei@ufmg.br

  1. APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS JUDAICOS (NEJ)
Fundado em 2005 por professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, o NEJ (Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG) reúne pesquisadores de Literatura, Cinema, História e áreas afins com o objetivo de promover e reunir pesquisas em Estudos Judaicos na UFMG.
O NEJ é formado pelo "Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos/CNPq/2004", coordenado pela Profa. Dra. Lyslei Nascimento (FALE/UFMG) e pelo Grupo de Pesquisa "Cinema e Holocausto/CNPq/2006", coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Nazário (EBA/UFMG).
Sediado na Faculdade de Letras da UFMG, o NEJ promove seminários, cursos e palestras, além de desenvolver projetos patrocinados pelo CNPq, pela Fapemig e, também, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da UFMG.   

  1. JUSTIFICATIVA

O Núcleo de Estudos Judaicos da FALE-UFMG tem tido uma atuação significativa, através de atividades de seus membros, na divulgação da cultura judaica nas artes brasileiras como a literatura, o cinema, a música e a pintura. Como membro do NEJ desde 2005, a aluna desenvolveu estudos na linha temática: “Literatura Brasileira: Identidade e Memória”, participando das atividades do núcleo, apresentando trabalhos em seminários, na XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG, dentre outros abaixo relacionados.

  1. REALIZAÇÃO

Os seminários, cursos, debates e palestras ocorrem quinzenalmente, às quintas-feiras, de 14 às 16h, na Faculdade de Letras, em sala previamente designada pela coordenação. Há uma pasta na copiadora da Faculdade de Letras com uma bibliografia geral e textos específicos que devem ser lidos antes dos encontros do núcleo.

  1. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES EXECUTADAS PELA ALUNA

1. Apresentação no NEJ do seminário: “Paisagens de Israel: Pedro Nava” (06.03.2006)
2. Participação na XVI Semana de Iniciação Científica: “De Halmeu a Belo Horizonte: Memória e Testemunho da Shoah” (01.10.2007 a 05.10.2007)
3. Publicação de resenha na revista Arquivo Maaravi: www.ufmg.br/nej/am: “De Halmeu a Belo Horizonte: um testemunho da Shoah no Brasil (jan.2008)
4. Publicação de resenha no jornal Estado de Minas, caderno Pensar: “Rede de Memórias” (12.01.2008)
6. Apresentação da comunicação: “De Halmeu a Belo Horizonte: relato de um testemunho da Shoah no Brasil”, no curso “Memória de la Shoá y los dilemas de su transmisión” da Escola Internacional para o Estudo do Holocausto em Yad Vashem, Jerusalém, Israel (25.01.2008)
5. Coordenação do seminário: “De Halmeu a Belo Horizonte: relato de um sobrevivente da Shoah”, apresentado por Henry Katina (17.04.2008)
6. Publicação do poema na revista Arquivo Maaravi: www.ufmg.br/nej: “Ode a Menachen Perry” (abril.2013)
7. Tradução hebraico/português da legenda do documentário "Hertzl", do diretor Cavalcanti, para o Núcleo de Estudos Judaicos, Faculdade de Letras da UFMG, 2005




  1. SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Sob a orientação da professora, a aluna escolheu para pesquisa o tema “Literatura Brasileira: Identidade e Memória”, sobre o qual recebeu indicação de leitura do livro a ser trabalhado e uma bibliografia específica para a fundamentação teórica dos estudos.
Além dos encontros quinzenas, a aluna mantém contato frequente com a coordenadora através da internet.
      A aluna pôde ser avaliada pela frequência aos encontros, apresentações e participações em debates no NEJ, pela divulgação do trabalho na Semana de Iniciação Científica, e pelas publicações realizadas.

      8. CONCLUSÃO

      O Núcleo de Estudos Judaicos da FALE-UFMG possibilitou à aluna desenvolver pesquisas e participar de grupos de estudos, debates, seminários, cursos e palestras que contribuíram de modo efetivo para a sua formação como profissional da área de Letras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário