terça-feira, 9 de julho de 2013

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - DITÁTICA DA LICENTIATURA



MTE 104 / DIDÁTICA DA LICENCIATURA /  TARDE / Profa. VANDINER
ALUNOS: ADILSON / MARIA AMÉLIA / MARIANA / RAQUEL / ROGÉRIA
DATA:  13.03.07
TEMA: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PEDAGOGIA TRADICIONAL
FONTE: LIBÂNEO, José Canhos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 54-71



TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PEDAGOGIA TRADICIONAL


INTRODUÇÃO

  • A história da didática está ligada ao ensino como atividade planejada e intencional dedicada à instrução, no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção  e das ciências.
·        Até meados do séc. XVIII não se pode falar de Didática como teoria de ensino que sistematize o pensamento didático e o estudo científico das formas de ensinar.
  • O termo didática aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem através da direção deliberada e planejada do ensino: a escola se torna uma instituição; o processo de ensino passa a ser sistematizado em níveis com o objetivo de adequação às possibilidades dos alunos, às idades e ritmo de assimilação dos estudos.

HISTÓRICO


João Amós Comênio ( 1592-1670): primeiro educador a formular a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e a criar princípios e regras do ensino.
Até Comênio predominavam práticas escolares da Idade Média. O ensino era intelectualista, verbalista e dogmático; memorização e repetição mecânica dos ensinamentos do professor.
Princípios básicos:
  • Educação como direito natural de todos.
  • Tarefa da didática: estudar as características de idade e capacidade para o conhecimento e os métodos de ensinos correspondentes.
  • Conhecimentos adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo os órgãos dos sentidos.
  • Método intuitivo: o ensino deve obedecer o curso da natureza infantil: partindo do conhecido para o desconhecido
Pontos negativos:
  • Baseava-se no caráter transmissor do ensino.
  • A idéia da experiência sensorial como única via de acesso dos conhecimentos não é suficiente. 1) Por que as percepções se enganam com freqüência. 2) Por que há uma experiência social acumulada de conhecimentos sistematizados que não necessitam ser descobertos novamente.
Pontos positivos:
  • Desenvolveu métodos de instruções mais rápidos e eficientes.
  • Desejava que todas as pessoas pudessem usufruir dos benefícios do conhecimento.
  • Desenvolveu idéias avançadas para a época. Até Comênio não havia espaço para idéias próprias. Ensino separado da vida. Ele assinala mudanças nesse sentido.

Jean Jacques Rousseau (1712-1778): viveu em uma época de mudanças nas formas de produção, desenvolvimento da ciência e da cultura. Havia a necessidade de um ensino ligado às novas exigências do mundo da produção e dos negócios da burguesia emergente. Um ensino que contemplasse o livre desenvolvimento das capacidades e interesses individuais. Rousseau procurou interpretar essas interpretações.
Princípios básicos:
  • Nova concepção de ensino baseada nas necessidades e interesses imediatos do aluno.
  • Os verdadeiros professores são: a natureza, a experiência e o sentimento.
  • Contato da criança com mundo desperta o interesse e as potencialidades naturais.
  • Educação como processo natural: crianças são boas por natureza e têm tendência natural para se desenvolverem.

Henrique Pestalozzi (1746-1827)
Princípios básicos:
  • Ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas como cultivo da mente, do caráter, dos sentimentos.
  • Método intuitivo: desenvolvem a observação, análise dos objetos e dos fenômenos da natureza e a capacidade da linguagem, e expressa em palavras o resultado das observações.
  • Importância fundamental à psicologia da criança como fonte para o desenvolvimento do ensino.

Johann Friedrich Herbat (1766-1841)  Inspirador da pedagogia conservadora de grande presença nas salas de aulas brasileiras.
Teve influência relevante na  Didática e na prática docente. Seu método de ensino consiste na acumulação de idéias na mente da criança, tendo o professor como peça central, como de provedor do conhecimento.
Junto com a formulação teórica da finalidade da Educação e da Pedagogia como ciência, desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de aquisição de conhecimento.
Princípios básicos:
  • Papel fundamental do professor: “arquiteto da mente”.
  • Acumulação de idéias na mente da criança.
  • Finalidade do ensino: moralidade. Introdução de “idéias corretas” na mente do aluno.
  • Método único de ensino baseado em 4 passos didáticos: 1) Clareza na preparação e apresentação da nova matéria. 2) Asssociação entre idéias novas e antigas. 3) Sistematização do conhecimento visando a generalização. 4) Método: aplicação do conhecimento por meio de exercícios.
Seus discípulos desenvolveram esta proposta para 5 passos didáticoss: preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação.
Esta fórmula é ainda utilizada pela maioria dos nossos professores.
Pontos positivos:
  • Esclarecimentos válidos para a organização da prática docente.
  • Significado educativo da disciplina na formação do caráter.
Pontos negativos:
  • Ensino entendido como repasse de idéias do professor para a mente do aluno.
  • Finalidade de reproduzir a matéria transmitida.
  • Aprendizagem se torna mecânica, automática, não mobilizando a atividade mental, a reflexão e pensamento independente e criativo do aluno.

CONCLUSÃO


Pedagogia Tradicional caracteriza-se pelas:
  • concepções de educação onde prepondera a ação de agentes externos na formação dos alunos,
  • o primado do objeto de conhecimento,
  • a transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade
  • e pela concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas ora pela palavra do professor ora pela percepção sensorial.

As idéias de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart demarcam as concepções pedagógicas que hoje são conhecidas como Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada.

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