MTE 104 /
DIDÁTICA DA LICENCIATURA / TARDE /
Profa. VANDINER
ALUNOS:
ADILSON / MARIA AMÉLIA / MARIANA / RAQUEL / ROGÉRIA
DATA: 13.03.07
TEMA:
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PEDAGOGIA TRADICIONAL
FONTE:
LIBÂNEO, José Canhos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 54-71
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PEDAGOGIA TRADICIONAL
INTRODUÇÃO
- A história da didática está ligada ao ensino como atividade planejada e intencional dedicada à instrução, no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências.
·
Até meados
do séc. XVIII não se pode falar de Didática como teoria de ensino que
sistematize o pensamento didático e o estudo científico das formas de ensinar.
- O termo didática aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem através da direção deliberada e planejada do ensino: a escola se torna uma instituição; o processo de ensino passa a ser sistematizado em níveis com o objetivo de adequação às possibilidades dos alunos, às idades e ritmo de assimilação dos estudos.
HISTÓRICO
João Amós
Comênio ( 1592-1670): primeiro educador a formular
a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e a criar princípios e regras do
ensino.
Até Comênio predominavam práticas escolares da Idade Média. O ensino
era intelectualista, verbalista e dogmático; memorização e repetição mecânica
dos ensinamentos do professor.
Princípios
básicos:
- Educação como direito natural de todos.
- Tarefa da didática: estudar as características de idade e capacidade para o conhecimento e os métodos de ensinos correspondentes.
- Conhecimentos adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo os órgãos dos sentidos.
- Método intuitivo: o ensino deve obedecer o curso da natureza infantil: partindo do conhecido para o desconhecido
Pontos
negativos:
- Baseava-se no caráter transmissor do ensino.
- A idéia da experiência sensorial como única via de acesso dos conhecimentos não é suficiente. 1) Por que as percepções se enganam com freqüência. 2) Por que há uma experiência social acumulada de conhecimentos sistematizados que não necessitam ser descobertos novamente.
Pontos
positivos:
- Desenvolveu métodos de instruções mais rápidos e eficientes.
- Desejava que todas as pessoas pudessem usufruir dos benefícios do conhecimento.
- Desenvolveu idéias avançadas para a época. Até Comênio não havia espaço para idéias próprias. Ensino separado da vida. Ele assinala mudanças nesse sentido.
Jean Jacques
Rousseau (1712-1778): viveu em uma época de
mudanças nas formas de produção, desenvolvimento da ciência e da cultura. Havia
a necessidade de um ensino ligado às novas exigências do mundo da produção e
dos negócios da burguesia emergente. Um ensino que contemplasse o livre
desenvolvimento das capacidades e interesses individuais. Rousseau procurou
interpretar essas interpretações.
Princípios
básicos:
- Nova concepção de ensino baseada nas necessidades e interesses imediatos do aluno.
- Os verdadeiros professores são: a natureza, a experiência e o sentimento.
- Contato da criança com mundo desperta o interesse e as potencialidades naturais.
- Educação como processo natural: crianças são boas por natureza e têm tendência natural para se desenvolverem.
Henrique Pestalozzi (1746-1827)
Princípios
básicos:
- Ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas como cultivo da mente, do caráter, dos sentimentos.
- Método intuitivo: desenvolvem a observação, análise dos objetos e dos fenômenos da natureza e a capacidade da linguagem, e expressa em palavras o resultado das observações.
- Importância fundamental à psicologia da criança como fonte para o desenvolvimento do ensino.
Johann
Friedrich Herbat (1766-1841) Inspirador da pedagogia conservadora de
grande presença nas salas de aulas brasileiras.
Teve influência relevante na
Didática e na prática docente. Seu método de ensino consiste na
acumulação de idéias na mente da criança, tendo o professor como peça central,
como de provedor do conhecimento.
Junto com a formulação teórica da finalidade da Educação e da
Pedagogia como ciência, desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático
de aquisição de conhecimento.
Princípios
básicos:
- Papel fundamental do professor: “arquiteto da mente”.
- Acumulação de idéias na mente da criança.
- Finalidade do ensino: moralidade. Introdução de “idéias corretas” na mente do aluno.
- Método único de ensino baseado em 4 passos didáticos: 1) Clareza na preparação e apresentação da nova matéria. 2) Asssociação entre idéias novas e antigas. 3) Sistematização do conhecimento visando a generalização. 4) Método: aplicação do conhecimento por meio de exercícios.
Seus discípulos desenvolveram esta proposta para 5 passos
didáticoss: preparação, apresentação, assimilação, generalização e
aplicação.
Esta fórmula é ainda utilizada pela maioria dos nossos professores.
Pontos
positivos:
- Esclarecimentos válidos para a organização da prática docente.
- Significado educativo da disciplina na formação do caráter.
Pontos
negativos:
- Ensino entendido como repasse de idéias do professor para a mente do aluno.
- Finalidade de reproduzir a matéria transmitida.
- Aprendizagem se torna mecânica, automática, não mobilizando a atividade mental, a reflexão e pensamento independente e criativo do aluno.
CONCLUSÃO
Pedagogia
Tradicional caracteriza-se pelas:
- concepções de educação onde prepondera a ação de agentes externos na formação dos alunos,
- o primado do objeto de conhecimento,
- a transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade
- e pela concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas ora pela palavra do professor ora pela percepção sensorial.
As idéias de
Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart demarcam as concepções pedagógicas que
hoje são conhecidas como Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada.
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