sábado, 20 de julho de 2013

TEMAS TRANSVERSAIS: MEIO AMBIENTE E PLURALIDADE CULTURAL



Marcelle Oliveira de Almeida
Pedro Lorentz
Raquel Teles Yehezkel
Rogéria Rodrigues Ferreira








TEMAS TRANSVERSAIS: MEIO AMBIENTE E PLURALIDADE CULTURAL

“OS PÁSSAROS, OS AVIÕES E O IMPACTO SÓCIO-AMBIENTAL”





Trabalho requisitado pela disciplina
Didática de Licenciatura,
profa. Vândiner Ribeiro.








Belo Horizonte, Junho de 2007
Faculdade de Educação / UFMG




A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de se trabalhar o conhecimento que buscam uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Com isso, busca-se conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispomos para conhecê-la e não porque o seja em si mesma.
(Lenise Aparecida Martins Garcia)

1. INTRODUÇÃO (Disciplinas e tema central da aula)

O objetivo deste trabalho é aplicar a interdisciplinaridade entre a Física, a Biologia e as Línguas, materna e estrangeira, tendo como tema transversal o Meio Ambiente e a Pluralidade Cultural. Considerando que os temas transversais dificilmente são discutidos isoladamente, abordaremos também questões de Saúde, perpassados pela reflexão ética que deve ser eixo norteador de todo trabalho em sala de aula por envolver posicionamentos e concepções. A ética é um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo por estar presente no cotidiano de todos, discutindo a convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente, a cultura e a saúde.
Buscaremos dar um tratamento didático que contemple a complexidade e a dinâmica dos temas propostos tendo como tema central os pássaros e os aviões, tanto nos aspectos ligados à natureza, como nos aspectos tecnológicos: os aviões e o impacto do advento da aviação sobre o meio ambiente e a sociedade como um todo.

2. JUSTIFICATIVA E RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS DISCIPLINAS

A vida se desenvolveu na Terra como uma rede que entrelaça seres vivos e elementos físicos de forma interdependente. Como resultado desta relação, o homem inspirado pela observação dos vôos dos pássaros e baseado nas leis da física desenvolveu o avião como meio de transporte. Escolhemos o tema “Os pássaros, os aviões e o impacto sócio-ambiental” por julgar que ele perpassa por tópicos da Biologia, da Física, pelo uso das línguas e por envolver assuntos da atualidade, como, por exemplo, a globalização e o acidente entre um avião da Gol e um jato norte-americano.
Pretendemos fazer uma reflexão sobre as relações sociais, econômicas e culturais do homem com o meio ambiente: como ele se relaciona com a natureza e como suas ações interferem no equilíbrio dessa rede interligada, envolvendo as disciplinas de Física, Biologia e Línguas materna e estrangeira. Utilizaremos os pássaros e os aviões como instrumento de estudo: espécies de pássaros em extinção; comércio ilegal de aves raras; os pássaros e suas técnicas de vôo; aviões imitando pássaros - os pássaros como modelo para a construção dos primeiros aviões; os aviões e sua tecnologia de vôo; o avião e o impacto ambiental; o avião e os problemas de saúde; o avião e o advento da globalização – o encurtamento de distâncias favorecendo a inserção de outras línguas e a aproximação dos povos.

3. OBJETIVO E METODOLOGIA


Esta atividade pode ajudar os professores a chamar a atenção dos alunos para a sua disciplina, além de servir para iniciar discussões sobre alguns assuntos da atualidade, mas seu objetivo principal é possibilitar aos alunos compreender como as disciplinas se interagem, alcançando assim uma visão mais ampla e adequada da realidade.
A atividade proposta a seguir é destinada a alunos da 8a série do ensino fundamental principalmente por que nessa série começa a preparação para a compartimentação de conteúdos que ocorre no ensino médio. Dessa forma, é interessante aplicar a  interdisciplinaridade e a transversalidade para demonstrar que a compartimentação é artificial, pois atende interesses didáticos, podendo omitir ou obscurecer a verdadeira interdependência existente entre esses conteúdos na nossa vida cotidiana. 
A extensão para a aplicação deste projeto poderá ser bimestral ou trimestral, conforme o cronograma seguido pela escola.
Baseados na noção de que não se pode ter uma perspectiva disciplinar rígida e fragmentada, pretendemos trabalhar a aquisição de conhecimentos buscando integrar aspectos isolados, despertando assim o interesse dos alunos pelas Ciências e pelos assuntos da atualidade e possibilitando-os compreender como as disciplinas se interagem. Para isto serão feitas leituras e estudos individuais dos textos, discussões em pequenos grupos complementadas com aulas teóricas e discussões coletivas de toda a classes, buscando sempre sintetizar o conhecimento produzido em cada unidade.
Utilizaremos também recursos como apresentação de gravuras, slides e uso de reportagens veiculadas pela mídia impressa, práticas em laboratórios, visitas a parques ecológicos, museus e aeroportos, incentivando a produção de trabalhos de pesquisas.


4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Em aula inaugural os professores de Biologia, Física, Inglês, Português e Literatura, juntos, explicarão aos alunos o programa e como ele será desenvolvido. O professor de Biologia introduzirá o assunto com uma aula sobre as espécies de pássaros em extinção e o comércio ilegal de aves raras. A seguir o professor de Física explicará como a construção dos primeiros aviões inspirou-se no vôo dos pássaros, enquanto os professores de Línguas materna e estrangeira, separadamente, aplicarão uma atividade associada à lenda de Ícaro.
Nas aulas seqüenciais caberá ao professor de Física relacionar ao tema transversal assuntos ligados à tecnologia de vôo, tais como a resistência do ar, a diferença de pressão atmosférica, equipamentos de controle existentes no avião e limitações do avião em relação às aves. Isto será realizado através da apresentação de slides com fotografias das primeiras aeronaves, como o 14Bis, por exemplo, que tem a configuração de suas asas imitando a de um pato (configuração “Canard”), o famoso “Legacy” com seus Winglets (dobra na ponta das asas, oriunda das asas dos urubus e falcões) que cortaram a asa do Boeing da GOL, e também fotografias de aeronaves modernas, como bombardeiro leve F-117, cuja configuração se assemelha a uma ave de rapina. Será comentado como a tecnologia ajudou na construção aeronáutica, visto a configuração “Canard” usada por Santos Dumont, não ter evoluído, devido a problemas de estabilidade que hoje já são contornados pela eletrônica, possibilitando tal configuração em modernas aeronaves militares e civis. Caberá ao professor de Física relacionar também a principal diferença do vôo dos pássaros para com os aviões, que no caso é o fato da asa do pássaro ser o seu meio de sustentação e propulsão, o que não ocorre nos aviões, pois sua asa apenas o sustenta, enquanto que a propulsão é originada dos motores, lembrando que neste aspecto, o helicóptero, se assemelha mais, devido às suas asas rotativas, darem a sustentação e a propulsão necessária para o vôo.
Ao professor de Biologia caberá discutir assuntos ligados ao impacto ambiental e à saúde, como a construção de aeroportos ou pistas de pouso em regiões ecológicas com comprometimento de fauna e flora local, poluição sonora que causa irritabilidade e stress em animais e moradores que vivem em torno de aeroportos ou pistas de pouso, problemas de saúde devido à passagem por vários fusos horários num curto espaço de tempo, problemas na circulação sanguínea em vôos de longa duração, comprometimento da saúde de recém nascidos com até 15 dias e pessoas recém operadas devido a diferença de pressão atmosférica.
Os professores de Língua Portuguesa e de Inglês, baseando-se sempre em estudos de textos publicados na mídia (brasileira e americana), levantarão discussões e abordarão o tema sobre a perspectiva do advento da aviação favorecendo a mistura dos povos e a pluralidade cultural. Temas propostos: discussão sobre a autoria polêmica da invenção do avião (Santos Dumont / brasileiro ou os irmãos Wright / norte-americanos) e suas perspectivas ideológicas e éticas; necessidade de se aprender uma língua estrangeira para a comunicação no mercado globalizado e competitivo; a questão da superação do preconceito etno-cultural, relacionando-o com a popularização do avião como meio de transporte e o conseqüente encurtamento das distâncias entre os povos;  a questão da comunicação entre controladores de vôos e pilotos, com base em artigos que envolveram o acidente do avião da Gol e a conseqüente crise no tráfego aéreo brasileiro.

 

5. POSSÍVEL AVALIAÇÃO


Nas atividades que estão sendo propostas, o processo é mais importante que o produto. A participação do aluno nas discussões e os significados que ele formulou e reformulou, as comparações entre as suas interpretações e as dos colegas, bem como as relações que estabeleceu entre as aulas e a realidade, devem ser levadas em consideração como um trabalho produtivo que vai gerar no aluno a aprendizagem, o interesse pelas Ciências, pela aquisição de uma língua estrangeira, o respeito à natureza e ao meio ambiente, a tolerância etno-cultural e uma postura ética em relação ao outro.
Como produto do processo das atividades propostas, pode ser criada uma Feira Interdisciplinar em que os alunos apresentarão para comunidade escolar os trabalhos produzidos por cada disciplina, encerrando assim esse módulo. Por meio da feira, alunos e professores terão a oportunidade de avaliar de forma mais ampla o resultado de seu trabalho.

6. BIBLIOGRAFIA

  1. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade. www.ensino.net
  2. Força Aérea brasileira. http://www.fab.mil.br
  3. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 146p.
  4. Serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos de Braga|2007-06-13. Voar com crianças. http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=176C1487692A4EF5812CF7C825BC6CE6&opsel=2&channelid=0
  5. VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento pedagógico – a dialética do possível-necessário. www.paulofreire.org


7. ANEXOS
Fotos:












Figura 1: O 14Bis e sua configuração Canard (bico de pato), que se caracteriza pela “Asa Menor” na frente da “Asa maior”.
Figura 2: O moderno Piaggio 180, e caça Eurofighter Typhon, que se destacam pelos estabilizadores posicionados à frente (Canard), que só é possível devido à eletrônica embarcada presente nas duas aeronaves.

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