Marcelle Oliveira de Almeida
Pedro Lorentz
Raquel Teles Yehezkel
Rogéria Rodrigues Ferreira
TEMAS TRANSVERSAIS: MEIO AMBIENTE E PLURALIDADE CULTURAL
“OS
PÁSSAROS, OS AVIÕES E
O IMPACTO SÓCIO-AMBIENTAL”
Trabalho requisitado pela disciplina
Didática de Licenciatura,
profa. Vândiner Ribeiro.
Belo Horizonte, Junho de 2007
Faculdade de Educação / UFMG
A transversalidade e a
interdisciplinaridade são modos de se trabalhar o conhecimento que buscam uma
reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento
disciplinar. Com isso, busca-se conseguir uma visão mais ampla e adequada da
realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispomos
para conhecê-la e não porque o seja em si mesma.
(Lenise Aparecida Martins Garcia)
1. INTRODUÇÃO (Disciplinas e tema central da aula)
O objetivo deste trabalho é aplicar a
interdisciplinaridade entre a Física, a Biologia e as Línguas, materna e
estrangeira, tendo como tema transversal o Meio Ambiente e a Pluralidade
Cultural. Considerando que os temas transversais dificilmente são discutidos
isoladamente, abordaremos também questões de Saúde, perpassados pela reflexão
ética que deve ser eixo norteador de todo trabalho em sala de aula por envolver
posicionamentos e concepções. A ética é um dos temas mais trabalhados do
pensamento filosófico contemporâneo por estar presente no cotidiano de todos,
discutindo a convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida
social: o ambiente, a cultura e a saúde.
Buscaremos dar um tratamento didático que contemple a
complexidade e a dinâmica dos temas propostos tendo como tema central os
pássaros e os aviões, tanto nos aspectos ligados à natureza, como nos aspectos
tecnológicos: os aviões e o impacto do advento da aviação sobre o meio ambiente
e a sociedade como um todo.
2. JUSTIFICATIVA E RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS DISCIPLINAS
A vida se desenvolveu na Terra como uma rede que
entrelaça seres vivos e elementos físicos de forma interdependente. Como
resultado desta relação, o homem inspirado pela observação dos vôos dos
pássaros e baseado nas leis da física desenvolveu o avião como meio de
transporte. Escolhemos o tema “Os pássaros, os aviões e o impacto
sócio-ambiental” por julgar que ele perpassa por tópicos da Biologia, da
Física, pelo uso das línguas e por envolver assuntos da atualidade, como, por
exemplo, a globalização e o acidente entre um avião da Gol e um jato
norte-americano.
Pretendemos fazer uma reflexão sobre as relações
sociais, econômicas e culturais do homem com o meio ambiente: como ele se relaciona
com a natureza e como suas ações interferem no equilíbrio dessa rede
interligada, envolvendo as disciplinas de Física, Biologia e Línguas materna e
estrangeira. Utilizaremos os pássaros e os aviões como instrumento de estudo:
espécies de pássaros em extinção; comércio ilegal de aves raras; os pássaros e
suas técnicas de vôo; aviões imitando pássaros - os pássaros como modelo para a
construção dos primeiros aviões; os aviões e sua tecnologia de vôo; o avião e o
impacto ambiental; o avião e os problemas de saúde; o avião e o advento da
globalização – o encurtamento de distâncias favorecendo a inserção de outras
línguas e a aproximação dos povos.
3. OBJETIVO E METODOLOGIA
Esta
atividade pode ajudar os professores a chamar a atenção dos alunos para a sua
disciplina, além de servir para iniciar discussões sobre alguns assuntos da
atualidade, mas seu objetivo principal é possibilitar aos alunos compreender
como as disciplinas se interagem, alcançando assim uma visão mais ampla e
adequada da realidade.
A atividade proposta a seguir é destinada a alunos da 8a
série do ensino fundamental principalmente por que nessa série começa a
preparação para a compartimentação de conteúdos que ocorre no ensino médio.
Dessa forma, é interessante aplicar a
interdisciplinaridade e a transversalidade para demonstrar que a
compartimentação é artificial, pois atende interesses didáticos, podendo omitir
ou obscurecer a verdadeira interdependência existente entre esses conteúdos na
nossa vida cotidiana.
A extensão para a aplicação deste projeto poderá ser
bimestral ou trimestral, conforme o cronograma seguido pela escola.
Baseados na noção de que não se pode ter uma perspectiva
disciplinar rígida e fragmentada, pretendemos trabalhar a aquisição de
conhecimentos buscando integrar aspectos isolados, despertando assim o
interesse dos alunos pelas Ciências e pelos assuntos da atualidade e
possibilitando-os compreender como as disciplinas se interagem. Para isto serão
feitas leituras e estudos individuais dos textos, discussões em pequenos grupos
complementadas com aulas teóricas e discussões coletivas de toda a classes,
buscando sempre sintetizar o conhecimento produzido em cada unidade.
Utilizaremos também recursos como apresentação de
gravuras, slides e uso de reportagens veiculadas pela mídia impressa, práticas
em laboratórios, visitas a parques ecológicos, museus e aeroportos,
incentivando a produção de trabalhos de pesquisas.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Em aula inaugural os professores de Biologia, Física,
Inglês, Português e Literatura, juntos, explicarão aos alunos o programa e como
ele será desenvolvido. O professor de Biologia introduzirá o assunto com uma
aula sobre as espécies de pássaros em extinção e o comércio ilegal de aves
raras. A seguir o professor de Física explicará como a construção dos primeiros
aviões inspirou-se no vôo dos pássaros, enquanto os professores de Línguas
materna e estrangeira, separadamente, aplicarão uma atividade associada à lenda
de Ícaro.
Nas aulas seqüenciais caberá ao professor de Física
relacionar ao tema transversal assuntos ligados à tecnologia de vôo, tais como
a resistência do ar, a diferença de pressão atmosférica, equipamentos de
controle existentes no avião e limitações do avião em relação às aves. Isto
será realizado através da apresentação de slides com fotografias das primeiras
aeronaves, como o 14Bis, por exemplo, que tem a configuração de suas asas
imitando a de um pato (configuração “Canard”), o famoso “Legacy” com seus
Winglets (dobra na ponta das asas, oriunda das asas dos urubus e falcões) que
cortaram a asa do Boeing da GOL, e também fotografias de aeronaves modernas,
como bombardeiro leve F-117, cuja configuração se assemelha a uma ave de
rapina. Será comentado como a tecnologia ajudou na construção aeronáutica,
visto a configuração “Canard” usada por Santos Dumont, não ter evoluído, devido
a problemas de estabilidade que hoje já são contornados pela eletrônica,
possibilitando tal configuração em modernas aeronaves militares e civis. Caberá
ao professor de Física relacionar também a principal diferença do vôo dos
pássaros para com os aviões, que no caso é o fato da asa do pássaro ser o seu
meio de sustentação e propulsão, o que não ocorre nos aviões, pois sua asa
apenas o sustenta, enquanto que a propulsão é originada dos motores, lembrando
que neste aspecto, o helicóptero, se assemelha mais, devido às suas asas
rotativas, darem a sustentação e a propulsão necessária para o vôo.
Ao professor de Biologia caberá discutir assuntos
ligados ao impacto ambiental e à saúde, como a construção de aeroportos ou
pistas de pouso em regiões ecológicas com comprometimento de fauna e flora
local, poluição sonora que causa irritabilidade e stress em animais e moradores
que vivem em torno de aeroportos ou pistas de pouso, problemas de saúde devido à
passagem por vários fusos horários num curto espaço de tempo, problemas na
circulação sanguínea em vôos de longa duração, comprometimento da saúde de
recém nascidos com até 15 dias e pessoas recém operadas devido a diferença de
pressão atmosférica.
Os professores de Língua Portuguesa e de Inglês,
baseando-se sempre em estudos de textos publicados na mídia (brasileira e
americana), levantarão discussões e abordarão o tema sobre a perspectiva do
advento da aviação favorecendo a mistura dos povos e a pluralidade cultural.
Temas propostos: discussão sobre a autoria polêmica da invenção do avião
(Santos Dumont / brasileiro ou os irmãos Wright / norte-americanos) e suas
perspectivas ideológicas e éticas; necessidade de se aprender uma língua
estrangeira para a comunicação no mercado globalizado e competitivo; a questão
da superação do preconceito etno-cultural, relacionando-o com a popularização
do avião como meio de transporte e o conseqüente encurtamento das distâncias
entre os povos; a questão da comunicação
entre controladores de vôos e pilotos, com base em artigos que envolveram o
acidente do avião da Gol e a conseqüente crise no tráfego aéreo brasileiro.
5. POSSÍVEL AVALIAÇÃO
Nas atividades que estão sendo propostas, o processo é
mais importante que o produto. A participação do aluno nas discussões e os
significados que ele formulou e reformulou, as comparações entre as suas
interpretações e as dos colegas, bem como as relações que estabeleceu entre as
aulas e a realidade, devem ser levadas em consideração como um trabalho
produtivo que vai gerar no aluno a aprendizagem, o interesse pelas Ciências,
pela aquisição de uma língua estrangeira, o respeito à natureza e ao meio
ambiente, a tolerância etno-cultural e uma postura ética em relação ao outro.
Como produto do processo das atividades propostas, pode
ser criada uma Feira Interdisciplinar em que os alunos apresentarão para
comunidade escolar os trabalhos produzidos por cada disciplina, encerrando
assim esse módulo. Por meio da feira, alunos e professores terão a oportunidade
de avaliar de forma mais ampla o resultado de seu trabalho.
6. BIBLIOGRAFIA
- GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade. www.ensino.net
- Força Aérea brasileira. http://www.fab.mil.br
- Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 146p.
- Serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos de Braga|2007-06-13. Voar com crianças. http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=176C1487692A4EF5812CF7C825BC6CE6&opsel=2&channelid=0
- VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento pedagógico – a dialética do possível-necessário. www.paulofreire.org
7. ANEXOS

Figura 1: O 14Bis
e sua configuração Canard (bico de pato), que se caracteriza pela “Asa Menor”
na frente da “Asa maior”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário